Coordenador : Janie Garcia da Silva
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 391888.2206.48833.23032023
Unidade/Órgão Adm.: EGB
Departamento/Setor: LAHVI
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pessoas de diferentes faixas etárias, graus de instrução e classes sociais da comunidade que circula no Campus da UFF e seu entorno.
Local de atuação: Laboratório Horto-Viveiro, Campus da UFF. Universidade Federal Fluminense
Objetivo
OBJETIVO GERAL: Dar suporte e orientações técnicas à Superintendência de Manutenção e Obras da UFF (SOMA), para a realização da poda e manutenção das árvores no Campus da Praia Vermelha/UFF. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Obter informações sobre os exemplares arbóreos do Campus da Praia Vermelha - UFF; - Monitorar o desenvolvimento e estado fitossanitário das árvores do Campus da Praia Vermelha - UFF; - Produzir conhecimentos técnicos e documentação fotográfica sobre as árvores existentes no Campus da Praia Vermelha - UFF; - Elaborar um Manual de poda com boas práticas para manutenção das árvores do Campus da UFF; - Atualizar a planta topografica com localização e identificação botânica das árvores do Campus da Praia Vermelha - UFF - Trazer conhecimentos à comunidade sobre arborização do Campus da Praia Vermelha - UFF.
Resumo
Nas cidades, a arborização cumpre importante função de oferecer serviços ecossitêmicos, tornando o ambiente agradável à vida humana. Em um campus universitário, elas beneficiam os usuários pela função estética e paisagística, amenizam a temperatura, reduzem a poluição, melhoram a qualidade do ar, além de possibilitarem abrigo e alimento à avifauna. O projeto Um olhar sobre as árvores do Campus da Praia Vermelha - UFF é uma demanda que surgiu pela questão da poda das árvores do Campus levando à criação de um grupo de trabalho (GT) com professores do Laboratório Horto-Viveiro (LAHVI) e da Escola de Arquitetura (EAU), para assessorar a Superintendência de Obras e Manutenção (SOMA) nesse aspecto. Uma série de ações, atendem no momento, o Campus da Praia Vermelha, em Niterói-RJ. A metodologia, incluirá reuniões semanais, levantamento bibliográfico e de campo (observações da sanidade das árvores, identificação botânica, documentação fotográfica do ambiente e da vegetação, contagem e mapeamento em planta topográfica, atualização taxonômica das espécies.Serão elaborados relatórios a serem enviados à SOMA e de produtos (manual de poda e um guia de árvores da UFF. Os dados obtidos serão usados também na elaboração de trabalhos a serem apresentados em congressos e para publicação de artigos. Para dar visibilidade ao projeto, sensibilizar, conscientizar e imbuir cidadãos de valores éticos e ambientais, serão disseminados conhecimento à comunidade em geral, em redes sociais e em outros meios de comunicação online. Pretende-se incluir visitas guiadas da comunidade ao campus e ter disponibilidade para expandir a proposta para outros campi da UFF futuramente.